Edward F. Edinger, por Ana Carolina Piassentini

Edward F. Edinger, por Ana Carolina Piassentini

Edward F. Edinger (1922 – 1998) Edward Edinger nasceu em 13 de Dezembro de 1922 em Iowa, nos Estados Unidos. Formou-se em Química pela Universidade de Indiana em 1943 e recebeu seu doutorado em Medicina pela Universidade de Yale em 1946. No início de sua carreira, atuou como médico militar no Panamá pela Marinha dos Estados Unidos e, posteriormente, atuou como supervisor da ala de psiquiatria no Rockland State Hospital,…

Ensaio Sobre a Cegueira, por Ana Carolina Piassentini

Ensaio Sobre a Cegueira, por Ana Carolina Piassentini

Ensaio Sobre a Cegueira – José Saramago, 1995. “Os cépticos acerca da natureza humana, que são muitos e teimosos, vêm sustentando que se é certo que a ocasião nem sempre faz o ladrão, também é certo que o ajuda muito. Quanto a nós, permitir-nos-emos pensar que se o cego tivesse aceitado o segundo oferecimento do afinal falso samaritano, naquele derradeiro instante em que a bondade ainda poderia ter prevalecido, referimo-nos…

Erich Neumann, por Ana Carolina Piassentini

Erich Neumann, por Ana Carolina Piassentini

Erich Neumann (1905 – 1960) Erich Neumann, psicólogo e escritor alemão, nasceu em Berlim em 23 de Janeiro de 1905. Apesar de sua família pertencer ao fluxo judeu que se intitulava como cidadãos alemães da fé “mosaica”, ou seja, não judaica, foi o único entre seus irmãos que se sentiu atraído pelo judaísmo, fato que influenciou fortemente a sua carreira. Considerado um dos maiores teóricos psicológicos do século XX, é…

ABSENTIA, por Amanda Lazaroni

ABSENTIA, por Amanda Lazaroni

ABSENTIA Absentia significa ausência, uma palavra originada do latim que denota o afastamento de uma pessoa do lugar de onde ela deveria estar. Para o mundo da psicologia analítica, a ausência pode ser interpretada como um distanciamento do indivíduo frente a ele mesmo, ou seja, quanto mais se afasta do seu mundo interno, mais distantes de si mesmos e quanto mais distantes, mais se sente falta de algo que não se…

NISE DA SILVEIRA, por Itaú Cultural

NISE DA SILVEIRA, por Itaú Cultural

Nise da Silveira: alquimista da psique, filósofa e articuladora cultural A Ocupação Nise da Silveira é um mergulho na vida de uma mulher revolucionária e necessária. A doutora Nise (1905-1999), uma das principais cientistas brasileiras, foi uma alquimista da psique que redefiniu com determinação novos caminhos pelos territórios da medicina, da filosofia e da arte. Alagoana, estudou na Bahia e viveu no Rio de Janeiro, cercada de gatos, loucos e…

MORRER PARA VIVER? por Amanda Lazaroni

MORRER PARA VIVER? por Amanda Lazaroni

Ultimamente tenho me perguntado inúmeras vezes sobre o real significado do viver, do que é o sopro da vida, já que tantas vezes parece que mesmo respirando temos a sensação de não estarmos vivos. Será que começamos mesmo a viver no momento em que nascemos? E para quem vivemos? E para que nascemos? Será mesmo que nascer é viver e viver é ser livre? Penso que viver é mais do…

A BUSCA PELOS PARCEIROS INVISÍVEIS, por Amanda Lazaroni

A BUSCA PELOS PARCEIROS INVISÍVEIS, por Amanda Lazaroni

Na busca do sentido da vida, o homem vem descobrindo ao longo dos tempos, novos caminhos emocionais que o conduzem para o seu mundo interior. Lá lhe é revelado que para curar as feridas e compreender os sofrimentos é preciso amar a si. No momento em que nos conhecemos e nos aceitamos genuinamente é que se torna possível reconhecer que somente o amor é capaz de gerar alma e cicatrizar…

POR ONDE ANDA ESSE TAL DE VALOR? por Amanda Lazaroni

POR ONDE ANDA ESSE TAL DE VALOR? por Amanda Lazaroni

A palavra valor pode ser definida de diferentes maneiras tal a complexidade de seu significado. Valor pode estar relacionado a um bem material que o indivíduo possua, a um patrimônio estimado, ao resultado de uma expressão numérica, mas a definição que mais aprecio é aquela que vem associada ao valor psíquico de uma pessoa, pois o que o define é abstrato, não se mede racionalmente e ao longo de uma…